Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE - no edital de ocupação do Teatro Duse/2012.

MOSTRA DE TEATRO LAMBE-LAMBE: espetáculos em caixas

COMPAÑIA OANI DE TEATRO - Valparaiso/Chile

Compañía OANI de Teatro nace en Santiago de Chile en el año 1998 con el objetivo de trabajar con actores y muñecos, renovando y experimentando lenguajes escénicos. OANI busca, a través del Teatro de Animación, poner en escena su pensar creativo, pesquisando técnicas y estéticas que se ajusten a un lenguaje presente en espacios y formas. 
OANI ha producido 12 espectáculos de teatro con actores y muñecos  la gran mayoría de producción independiente. OANI radicó en Brasil durante 5 años y hoy se encuentra en Valparaíso de Chile desde el 2007. Actualmente dispone de 4 espectáculos de teatro Lambe-Lambe (pequeño teatro en caja para un espectador).


Integrantes:

VALERIA CORREA
  Título Profesional: ACTRIZ 
Universidad de Artes y Ciencias Sociales / 
Santiago de Chile.
Especialización en teatro de animación y dramaturgia


CAMILA LANDON VÍO
Título  Profesional: ACTRIZ 
Universidad de Artes y Ciencias Sociales / 
 Santiago de Chile.
Especialización en teatro de animación 
y gestora de proyectos



.............................


CAIXEIROS VIAJANTES - Rio de Janeiro


Teatro Lambe–Lambe é uma linguagem de teatro de animação criada no ano 1989, na Bahia por Denise Santos e Ismine Lima, que já se difundiu por todo o Brasil, América Latina e países da Europa.
O trabalho consiste em apresentar cenas de  dois minutos, atendendo uma pessoa por vez.
As cenas acontecem dentro de uma caixa que remetem a idéia dos fotógrafos de Jardim ou Lambe–Lambe - profissão iniciada no Brasil no séc.XIX. A apresentação pode acontecer em diversos espaços.

 Vicente, o fotógrafo


Espetáculo de 2 minutos que conta a historia de Vicente e sua câmera de lambe- lambe.
Cena / roteiro : Susanita Freire
Bonecos e Cenário: Ana Deveza
Música: João Lobato Magalhães
Manipula: Carolina Ferreira e  Lygia Higino
Teatro: Caixa Lambe - lambe de madeira, presente de Denise Santos, lambe-lambeira de Salvador, Bahia

Atelier Bonecos em Ação
Centro de Documentação e Biblioteca de Teatro de Bonecos
Caixeiros Viajantes


................................................



DENGOLENGO - Niteroi


Chapeuzinho Vermelho


Marta Rejane Castilhos é bonequeira desde 1979.
O teatro de bonecos Dengolengo foi criado por Marta em 2000.
"Dengolengo" é um teatro de bonecos em miniatura que utiliza a técnica de bonecos de vara.
Chapeuzinho Vermelho, clássico da literatura infantil foi adaptada para o formato do Dengolengo.
Marta confeccionou a empanada (palco), cenários e os bonecos é também quem manipula dando voz e vida aos personagens.


CIRCO DA SILVA - Rio de Janeiro

HumAnimaL 


Sinopse

Espetáculo teatral destinado a crianças em formação (desde bebês até oito anos) para estimular seus sentidos e sua percepção. A força da criatividade infantil e sua mente infinita, brincando com as invenções e transformações a partir do que parece ‘o nada’, mas revela, em surpresas, um mundo novo e único!

Em “HumAnimaL” as performers do Circo da Silva, Ana Góes e Paula Preiss, transitam pela fina fronteira que há entre o ser humano e o animal, conduzidas pelo universo musical. A cena teatral inicia com as duas performers surgindo como bolinhas, que podemos confundir com qualquer coisa, tecido, papel, o que a imaginação permitir! A partir dessas ‘bolinhas’, bem como se permitem as crianças, vão surgindo diversos bichos que dialogam e seguem se
transformando.

É como se a criança que assiste, visse os objetos de cena tomando outras formas, até se revelar o bicho. Uma vez descoberta a surpresa, logo surgem outros objetos que já transformam este num novo bicho. Assim a adivinhação é estimulada de novo, num ritmo de brincadeira que nunca pára nesse novo universo infantil: Joaninhas, tartarugas, elefante, sapo e lesma, cavalo, touros, avestruz, tamanduá.... os personagens interagem, reagem, mas não falam, são
como peças conduzidas pela trilha da música inscidental executada pela banda Songoro Cosongo.

Conduzido só pela música e pela imaginação dos nossos espectadores mirins, pequenos e toda família o espetáculo lembra aqueles desenhos de animação de massinha pela constante ebulição de variadas formas. Sem fala, a viagem ao mundo animal está cheia de imagens e sons deixando o espectador curioso para saber qual será o próximo bicho.
“HumAnimaL” convida a explorar o universo da criação das brincadeiras infantis.


Ficha Técnica:

Performers: Ana Góes - Paula Preiss
Criação Coletiva: Anne Westphal
Juliana Coutinho - Paula Preiss
Músicas: Songoro Cosongo
Trilha Sonora: Arturo Cussen – Javier Nasceu
Concepção casulo: Anne Westhal
Figurino: Juliana Coutinho - Paula Preiss
Adereços: Patrícia Preiss
Iluminação: Tábatta Martins
Desenho: Pedro Pamplona
Realização: Circo da Silva
Tempo para preparação: 3 horas
Tempo de montagem de luz: 3 horas
Duração do Espetáculo: 40 minutos
Faixa etária: Livre, principalmente de 8 meses à 9 anos.

Produção:

(21) 8576-7798
Paula Preiss
circodasilva@gmail.com

(fotos: Arturo Cussen)

GABRIEL BEZERRA - Rio de Janeiro

FIOS MÁGICOS



Sinopse

Com números de dança e música, através de vigorosa manipulação, “Fios Mágicos” apresenta um desfile de personagens fascinantes: o sapo que anda de skate, o baterista num solo alucinado, casal de dançarinos exibe a beleza da gafieira, o pandeirista Geremias Pagodão, leva a platéia ao delírio. 

Release

O espetáculo “Fios Mágicos” é um show de marionetes vibrante e descontraído. Com números de dança e música, através de vigorosa manipulação, o artista brinca, se comunica, seduz, trazendo ao espectador a magia dos fios. Arte – Música - Alegria são ingredientes que compõem os “FIOS MÁGICOS”, num desfile de personagens fascinantes: Olho Vivo, o sapo que anda de skate, o baterista num solo alucinado, casal de dançarinos exibe a beleza da gafieira, o pandeirista Geremias Pagodão, leva a platéia ao delírio. 

Reconhecendo o enorme talento e a exímia manipulação de fios atingida por Gabriel Bezerra, Clorys Daly, produtora de diversos espetáculos de marionetes, decidiu assumir a produção e direção de FIOS MÁGICOS, com a finalidade de oferecer a esse artista impar a oportunidade de mostrar toda a extensão de sua arte em um espetáculo solo. 

Reunidos sob o título FIOS MÁGICOS, os bonecos / personagens ganharam também o talento de Djalma Amaral na iluminação e Chico Miceli na feitura da trilha, para uma estréia em Angra dos Reis, no Festival de Teatro de Bonecos da FITA, em setembro de 2008. 

Este espetáculo diferenciado apresenta a arte do Teatro de Bonecos de uma forma leve e divertida, utilizando uma das técnicas mais difíceis deste segmento: a manipulação de fios.

Trata-se de uma técnica comum em diferentes culturas, mas com uma grande complexidade formal, tanto na construção da figura como do seu sistema de manipulação. A funcionalidade (e também a beleza) dos bonecos depende de uma compreensão adequada dos seus princípios mecânicos e estruturais. É uma arte ancestral, que evoluiu a partir de pressupostos técnicos de base, incorporando permanentemente novas tecnologias e materiais ao longo da sua história.

Voltado inicialmente para o público infanto-juvenil, é também um espetáculo para toda a família.


SORRISO FELIZ - Cabo Frio

Quem Canta e Conta, Encanta!


O Sorriso Feliz Criações Artísticas é um grupo de teatro de bonecos, natural de Cabo Frio - RJ, que desde 1979 tem a preocupação de levar essa arte milenar a todos os cantos do Brasil.

Quem Canta e Conta , Encanta! é um show de variedades com marionetes onde são mostrados diversos ritmos do cancioneiro popular brasileiro. Os personagens fazem sua performances buscando sempre a interação com o público dançando, cantando e contando as situações mais pitorescas do cotidiano. Sob o comando de Zeca Vaquinho, o espetáculo é bem animado e dançante, e indicado à todas as idades.

Neste trabalho são utilizados unicamente marionetes de fios e dublagem de vozes, hora ao vivo(buscando interação com a platéia)hora gravado (para melhor aproveitamento do tempo de espetáculo).



Contatos:

Sorriso Feliz Criações Artísticas
Rua Jorge Lóssio, 453 - Centro
Cabo Frio - RJ
Telefones:(22) 26453079 / 9727-7333
9936-0236
e-mail:gruposorrisofeliz@gmail.com

CIA. KARAGOZWK - Curitiba

Alberto, o menino que queria voar
 História contada


RELEASE

O ator-animador Marcello Andrade dos Santos vive o personagem de um mecânico da época, amigo de Santos Dumont, para contar a história deste homem ilustre . A incrível trajetória de descobertas aeronáuticas deste perseverante brasileiro que genialmente, desde menino, afirmava que “...O HOMEM PODE VOAR....”

Misturando linguagens Marcello usa o recurso de ator-manipulador, teatro de sombras e da música para levar o espectador de todas as idades, pais e filhos, à Paris em 1.900, em um palco cheio de imagens do teatro de sombras, projetando as máquinas voadoras criadas por Alberto Santos Dumont.

Pretendemos com este trabalho lembrar com orgulho deste grande brasileiro que foi além dos seus limites e acreditou nos seus sonhos, por isso fez história.




 FICHA TÉCNICA

Texto: Luiz Roberto Meira
Pesquisa: Sônia Viegas
Imagens e interpretação: Marcello Andrade dos Santos
Desenhos: Márcia Széliga