Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE - no edital de ocupação do Teatro Duse/2012.

Clipping

 SITE DA FUNARTE, 22 de agosto de 2012 



Bonecos encerram ocupação com dois espetáculos, no Rio
Projeto contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Duse 2012 apresenta espetáculos circence e de caixas com bonecos, neste fim de semana, em Santa Teresa.


Os Bonecos pedem passagem – Teatro Duse
Os Bonecos pedem Passagem – Teatro Duse

O projeto Teatro de Animação – Os Bonecos pedem passagem encerra sua primeira temporada de ocupação do Teatro Duse, no bairro de Santa Teresa, no Rio, no domingo, 26 de agosto, a partir das 11 horas, com a apresentação de dois espetáculos e bolo em formato de boneco, para comemorar o sucesso do projeto. Na sexta, dia 25, haverá a leitura dramatizada de Mariazinha do Bole Bole; e de quinta a domingo, dias 23 a 26, serão apresentados os espetáculos Coisas de Mulher, com o grupo As Caixeiras Cia de Bonecas de Brasília (DF) e Cabe na Mala, da Cia Viva de Nova Friburgo (RJ).

Coisas de Mulher apresenta três contos: Priscila, a perereca, baseado em uma história em quadrinhos, que narra o encontro de Priscila com um belo desconhecido; Ataque de nervos que conta a história de uma mulher estressada com as agruras de seu cotidiano; e Mensagem, inspirado em conto de Eduardo Galeano, em que espectador interage por meio de um convite feito pela cigana.

Criado a partir do universo feminino, Coisas de Mulher é composto por três caixas que apresentam três diferentes estórias, com duração de apenas dois minutos. Cada caixa é manipulada por uma única bonequeira, para um espectador por vez.

Cabe na Mala remete à poética dos circos mambembes do interior do Brasil, costurado como uma “colcha de retalhos”. É um brincante circo de variedades que mistura em sua linguagem as cores da cultura popular, do teatro de bonecos, do palhaço, do circo e do teatro de rua. Os números de variedades apresentam cenas com bonecos, malabarismos, equilibrismos, cenas musicais, magia cômica e pantomimas. O espetáculo tem música ao vivo, com Norma Nogueira na sanfona e Paulo Dali no violino. Na divertida brincadeira teatral, a plateia participa com os artistas, incentivando, interagindo e compondo a apresentação. O espetáculo tem duração de 50 minutos e conta com três artistas, um ator e dois músicos.

Os Bonecos pedem passagem, projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do Teatro Duse 2012, busca mostrar a diversidade do Teatro de Animação com a apresentação de mais de 20 espetáculos de vários estados – São Paulo, Paraná, Brasília, Rio de Janeiro (Cabo Frio, Niterói, Nova Friburgo, Volta Redonda e Paraty) – e do exterior (Chile, Uruguai, Peru e Estados Unidos). Durante o período de ocupação, a iniciativa apresentou uma série de espetáculos, oficinas, exposições, primando pela qualidade em suas ações, com sucesso junto à imprensa e o público.  Também desenvolveu parcerias com escolas públicas e privadas, ONGs culturais, instituições sociais, além das comunidades por meio das Unidades de Polícia Pacificadora, as UPPs.

Teatro de Animação – Os Bonecos Pedem Passagem
Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do Teatro Duse 2012
PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO DA TEMPORADA

LEITURA DRAMATIZADA


Sexta-feira, 25 de agosto, às 16h
Mariazinha do Bole Bole
De Tônio Carvalho


ESPETÁCULOS

Quinta, 23 e sexta, 24 de agosto, às 15h.
Sábado, 25 e domingo, 26 de agosto, às 10h30
Coisas de Mulher
Direção: As Caixeiras Cia. de Bonecas
Bonequeiras: Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta
Trilha sonora: Kiko Freitas e Mariana Baeta
Fotos: Randal Andrade
Classificação etária: maiores de 14 anos

Sábado, 25 e domingo, 26 de agosto, às 11h
Cabe na Mala
Direção: Gabriela Ribas
Artista circense: Patrick Nogueira
Sonoplastia: Paulo Dali e Norma Nogueira
Cenário: Marcos Alexandre Fonseca
Figurino: Associação das Artesãs de Duas Barras
Realização: Cia Viva – Nova Friburgo (RJ)
Local: Teatro Duse – Casa Paschoal Carlos Magno

Rua Hermenegildo de Barros, 161 – Santa Teresa (RJ)
(21) 3233-1306  / (21) 3233-1306 

Informações e programação: http://osbonecospedempassagem.blogspot.com
Mais informações: osbonecospedempassagem@gmail.com



.............................................................



RJTV, 2 de junho de 2012 


Entrevista com Gabriela Galup do MakiMaki Theater e equipe do projeto "Os Bonecos pedem Passagem".


Acesse: Os Bonecos pendem Passagem no RJTV


........................................


O Globo - Zona Sul, 31 de maio de 2012.





........................................



Vejinha, 19 de maio de 2012.






...................................................................


Bonecos saem com a população em cortejo musical, 

no Rio de Janeiro


Abertura de projeto de ocupação do Teatro Funarte Duse foi nas ruas do centro histórico de Santa Teresa

Publicado em 16 de abril de 2012.
O Bloco Ceu na Terra
O Bloco Ceu na Terra
Cerca de 500 pessoas acompanharam o cortejo que abriu o projeto “Teatro de animação: os bonecos pedem passagem”, na manhã de sábado, 14 de abril, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. O Bloco Céu na Terra conduziu a caravana musical das marionetes, que terminou no Teatro Funarte Duse – Casa de Paschoal Carlos Magno. Contemplado no edital de ocupação do espaço o projeto do grupo carioca Bonecos em Ação inclui espetáculos e oficinas que ensinam a arte das marionetes e diversas técnicas, ligadas à atividade. A programação vai de abril a agosto de 2012.
A população se reuniu no centro histórico e artístico do bairro, ao som da sanfona do Bloco Céu na Terra, animada por seu repertório de músicas e danças populares, bonecões e estandartes. Às 11h, o público seguiu, pelas ladeiras de Santa Teresa, até o Teatro Duse – consagrado pela Funarte ao teatro de marionetes. No domingo, dia 15, foi aberto o “Boneco em cena”, com o espetáculo “Um Concerto para o Sol” – da Cia. Trança de Folia (que volta ao palco, nos dias 21 e 22).
O projeto “Teatro de animação: os bonecos pedem passagem” tem atividades de quarta-feira a domingo. Com entrada franca, a programação artística, cultural, educativa e social é voltada para o desenvolvimento do teatro de animação. A programação inclui oficinas de teatro de marionetes e técnicas afins, em abril e maio – as vagas são limitadas (veja a programação abaixo). A agenda do projeto é diversificada: às quartas-feiras, o “Escola Animada” faz pequenas apresentações com bonecos, contação de histórias, oficinas para alunos de escolas e capacitação para professores. Às quintas, o “CinecluBoneco”, exibe filmes ligados ao Teatro de Bonecos – inclusive documentários sobre os grandes festivais e sobre a relação dos bonecos com outras artes. As sextas-feiras são dedicadas a palestras e oficinas para profissionais, artistas em geral e estudantes de áreas afins (inclusive educação). Aos sábados e domingos, O “Boneco em Cena” apresenta vários espetáculos, de grupos de diversas cidades do RJ e de outros estados, da República Tcheca e do Uruguai, além de uma minimostra de Teatro Lambe-Lambe, com a presença de artistas chilenos.
..........................................


A programação gratuita do fim de semana

Selecionamos 53 programas para você se divertir muito no sábado (5) e domingo (6) sem gastar nada

02 de Maio de 2012
Pedro Kirilos/Riotur
Santa Teresa: Bairro terá fim de semana dedicado à literatura.


TEATRO / CRIANÇAS
TEATRO DE ANIMAÇÃO — OS BONECOS PEDEM PASSAGEMO grupo Bonecos em Ação é responsável pelo projeto de ocupação do Teatro Duse, em Santa Teresa, até agosto, com atividades para todas as faixas etárias. Para as crianças, no sábado (5) e no domingo (6), às 11h, tem sessão do espetáculo A Peleja do Violeiro Magrilim com a Formosa Princesa Jezebel, encenado pelo grupo Costurando Histórias. Teatro Duse (100 lugares). Rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Teresa, ☎ 3233-1306. Sábado (5) e domingo (6), 11h. Grátis.



..............................................


Rio Show, Globinho - 28 de abril de 2012.

BONECOS DANÇANTES

Quinze marionetes ganham vida no espetáculo “Mr. Bruno e sua Trupe Tropical”, que será encenado hoje e amanhã, às 11h, no Teatro Duse, na Rua Hermenegildo de Barros 161, em Santa Teresa. Além de comandar as marionetes, o artista Bruno Descaves ainda toca violino durante a peça! A história conta com números inspirados no circo e faz parte do projeto “Os bonecos pedem passagem”. Grátis.






........................................



Guia de Cidades do Terra - 22 de abril de 2012.

"Um Concerto Para o Sol" é peça no Duse




O Grupo Bonecos em Ação estreia o projeto Teatro de Animação – Os Bonecos Pedem Passagem, que leva até agosto uma série de atividades artísticas, culturais, educativas e sociais. 

Dentro do evento, o público confere a peça Um Concerto Para o Sol (foto), que parte de quatro contos populares de diferentes lugares do mundo, que remetem a época mítica, em que os bichos falam. As histórias foram escolhidas por sua simplicidade, beleza e valores. O espetáculo acontece aos sábados e domingos, exceto no dia 14.

O Grupo quer promover a formação de plateia no centro histórico artístico e cultural de Santa Tereza e propagar a linguagem do Teatro de Bonecos de forma ampla e compromissada. Junto dos profissionais, estudantes e público, o objetivo é a consolidação de um espaço de troca, experimentação, pesquisa, estudo e diversão.

Para mais informações, acesse o site http://osbonecospedempassagem.blogspot.com.br/





.......................................


Jornal Extra - 21 de abril de 2012.




..........................................................


O Globo - Zona Sul
19 de abril de 2012




.............................................


Veja Rio - 13 de abril de 2012.


Roteirinhos no fim de semana – 14 e 15 de abril


Teatro de animação: os bonecos pedem passagem – O Grupo Bonecos em Ação ocupa o teatro Teatro Duse, na Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa até agosto, de quarta-feira a domingo. Com entrada franca, as atividades artísticas, culturais, educativas e sociais são voltadas para o desenvolvimento do teatro de animação. A programação inclui oficinas de teatro de marionetes e técnicas afins, em abril e maio – as vagas são limitadas

 Agenda de abertura do projeto – abril

14 de abril (sábado) – Estreia do evento, com cortejo do Bloco Céu na Terra e seus bonecos gigantes. Concentração: 10 h, no Largo do Guimarães. Saída: 11h. Chegada na Casa de Paschoal Carlos Magno – Teatro Duse.

15 a 22 de abril – domingos, às 11h – “O Boneco em Cena”– Espetáculo “Um Concerto para o Sol” – Concepção, Roteiro e Realização: Cia Trança de Folia

Abril a agosto de 2012, de quarta-feira a domingo
Casa Funarte Paschoal Carlos Magno – Teatro Duse
Endereço: Rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Teresa
Telefone: (21) 3233-1306



 ......................................................



Boneco vai representar Campos em evento no Rio neste sábado
Por: Dayse Mendonçaa em 12 abril, 2012



O boneco Guirá-Goitacá, símbolo do Encontro de Teatro de Bonecos, promovido pela Fundação Trianon, no mês de março, irá representar Campos, neste sábado (14), no Rio de Janeiro, durante o evento Teatro de Animação Os Bonecos Pedem Passagem (Foto: Divulgação)

O boneco Guirá-Goitacá, símbolo do Encontro de Teatro de Bonecos, promovido pela Fundação Trianon, no mês de março, irá representar Campos, neste sábado (14), no Rio de Janeiro, durante o evento “Teatro de Animação – Os Bonecos Pedem Passagem”. O personagem criado pelo artista Rafael Sánchez, vai participar de uma passeata pelas ruas do bairro de Santa Teresa, a partir das 10h.

– Habitante da planície Goitacá, o Guirá é um boneco que tem como seu palco principal, as ruas, sendo manipulado pelo ator Rogério da Silva. Na condição de mascote, anima-se e corre até o Rio de Janeiro para levar sua alegria e participar dessa festa, com o apoio da Prefeitura de Campos, através da Fundação Teatro Municipal Trianon, responsável pelo fortalecimento e estímulo ao teatro de bonecos – explica Rafael Sánchez.

O projeto Bonecos em Ação, Centro de Referência de Teatro de Bonecos RJ, ganhou o edital ocupação Funarte 2012. Em parceria com várias instituições de âmbitos nacional e internacional, apresenta o projeto “Teatro de Animação – Os Bonecos Pedem Passagem”. A participação de Campos é fundamental para mostrar o interesse da cidade em valorizar a arte do teatro de bonecos, divulgando o mascote neste importante evento.




..................................................


Site da Veja Rio - 11 de abril de 2012.



A programação gratuita do fim de semana - 
Selecionamos 46 programas grátis para você aproveitar o fim de semana sem gastar nem um tostão




TEATRO DE ANIMAÇÃO — OS BONECOS PEDEM PASSAGEM. O grupo Bonecos em Ação é responsável pelo projeto de ocupação do Teatro Duse, em Santa Teresa, até agosto, com atividades para todas as faixas etárias. No primeiro fim de semana, há duas atrações indicadas para os pequenos. No sábado (14), o bloco Céu na Terra faz um cortejo pelas ruas do bairro, com muita música e seus já tradicionais bonecos gigantes. A concentração começa às 10h, e o trajeto vai do Largo dos Guimarães até o teatro. No domingo (15), às 11h, haverá sessão da peça Um Concerto para o Sol, da companhia Trança de Folia. Quatro contos populares de várias partes do mundo são reunidos no espetáculo. O elenco lança mão de música e bonecos para contar histórias como Porque o Cachorro É Inimigo do Gato... e o Gato do Rato, coletada pelo folclorista Câmara Cascudo no Rio Grande do Norte — as outras três tramas vêm do Egito, da Inglaterra e da Macedônia. Teatro Duse (100 lugares). Rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Teresa, ☎ 3233-1306. Domingo (15), 11h. Grátis.



..................................................


Vejinha crianças


Cia. Trança de Folia


TEATRO DE ANIMAÇÃO — OS BONECOS PEDEM PASSAGEM.O grupo Bonecos em Ação é responsável pelo projeto de ocupação do Teatro Duse, em Santa Teresa, até agosto, com atividades para todas as faixas etárias. No primeiro fim de semana, há duas atrações indicadas para os pequenos. No sábado (14), o bloco Céu na Terra faz um cortejo pelas ruas do bairro, com muita música e seus já tradicionais bonecos gigantes. A concentração começa às 10h, e o trajeto vai do Largo dos Guimarães até o teatro. No domingo (15), às 11h, haverá sessão da peça Um Concerto para o Sol, da companhia Trança de Folia. Quatro contos populares de várias partes do mundo são reunidos no espetáculo. O elenco lança mão de música e bonecos para contar histórias como Porque o Cachorro É Inimigo do Gato... e o Gato do Rato, coletada pelo folclorista Câmara Cascudo no Rio Grande do Norte — as outras três tramas vêm do Egito, da Inglaterra e da Macedônia. Teatro Duse (100 lugares). Rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Teresa, ☎ 3233-1306. Domingo (15), 11h. Grátis


..............................................................


Site da FUNARTE - 04 de abril de 2012


Bonecos saem às ruas e invadem Teatro Funarte Duse (RJ)

Projeto inicia atividades gratuitas, que ocupam o espaço até agosto

Bloco Céu na Terra

“Teatro de Animação – os bonecos pedem passagem”, projeto contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Duse, na Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, inicia sua programação, no dia 14 de abril, sábado. Às 11h, um cortejo de bonecos percorre as ruas do bairro e “invade” o teatro. O Bloco Céu na Terra com seus bonecões e estandartes, sanfona, músicas e danças populares, vai participar do evento. O cortejo sai do Largo do Guimarães e leva o público através das ladeiras do centro histórico de Santa Teresa, até a Casa de Paschoal. A concentração está marcada para as 10 da manhã, no Largo do Guimarães.

Espetáculo "Concerto para o sol", com a Cia Tranca de Folia. Em abril, aos domingos

Com o projeto, o Grupo Bonecos em Ação ocupa o teatro até agosto, de quarta-feira a domingo. Com entrada franca, as atividades artísticas, culturais, educativas e sociais são voltadas para o desenvolvimento do teatro de animação. A programação inclui oficinas de teatro de marionetes e técnicas afins, em abril e maio – as vagas são limitadas (veja a programação abaixo). No domingo, 15, é a vez do “Boneco em Cena”: a Cia. Trança de Folia apresenta o espetáculo “Um Concerto para o Sol” – ele volta ao palco nos dias 21 e 22 – .

“Queremos dar sequência à iniciativa da Funarte de estabelecer, no Teatro Duse, um espaço significativo para o desenvolvimento da linguagem do teatro de animação e para a realização de espetáculos”, diz Susanita Freire, diretora do projeto. Ela explica que o grupo pretende promover a formação de plateia, no centro artístico-cultural de Santa Teresa, bem como, estimular a linguagem do teatro de bonecos. Seu compromisso é divulgar as múltiplas especificidades dessa arte, que vai do fantoche simples à animação de objetos, passando por vários tipos de marionetes. “É a consolidação de um espaço de diversão, troca, experimentação e estudo, capaz de abrigar as várias possibilidades dos bonecos. Nossa ideia é formar, no Teatro Duse, um público de todas as idades. Desejamos que o local seja um núcleo, que possa atender aos profissionais de Teatro de Bonecos, aos que lidam com linguagens relacionadas, e aos de teatro, em geral”, explica Susanita.

Projeto tem programação diversificada – Às quartas-feiras, o “Escola Animada” faz pequenas apresentações com bonecos, contação de histórias, oficinas para alunos de escolas e capacitação para professores. Às quintas o “CinecluBoneco”, exibe filmes ligados ao Teatro de Bonecos – inclusive documentários sobre os grandes festivais e sobre a relação dos bonecos com outras artes. As sextas-feiras são dedicadas a palestras e oficinas para profissionais da área, artistas em geral e estudantes de áreas afins (inclusive educação). Aos sábados e domingos, O “Boneco em Cena” apresenta vários espetáculos, de grupos de diversas cidades do RJ e de outros estados, da República Tcheca e do Uruguai, além de uma minimostra de Teatro Lambe-Lambe, com a presença de artistas chilenos.

O cronograma do projeto é dividido em etapas, uma a cada mês. A primeira, em abril, reúne espetáculos com destaque no Rio de Janeiro, que contêm música, dança e cantorias. O Bloco Céu na Terra, integrante do cortejo de inauguração, ganhou o Prêmio O Globo de “Bloco mais Colorido do Carnaval Carioca”, em 2012.

“Teatro de Animação: os Bonecos pedem passagem”

Abril a agosto de 2012, de quarta-feira a domingo – Rio de Janeiro (RJ)
Contemplado pela Funarte no Edital de Ocupação do Teatro Duse / 2012

Casa Funarte Paschoal Carlos Magno – Teatro Duse
Endereço: Rua Hermenegildo de Barros, 161, Santa Teresa
Telefone: (21) 3233-1306

Agenda de abertura do projeto – abril

14 – sábado – Estreia do evento, com cortejo do Bloco Céu na Terra e seus bonecos gigantes. Concentração: 10 h, no Largo do Guimarães. Saída: 11h. Chegada na Casa do Paschoal Carlos Magno – Teatro Duse.

15 a 22 – domingos, às 11h – “O Boneco em Cena”– Espetáculo “Um Concerto para o Sol” – Concepção, Roteiro e Realização: Cia Trança de Folia

Quatro contos populares, de diferentes lugares do mundo, levam o público a uma época mítica, na qual os bichos falavam. São histórias escolhidas pela sua beleza, simplicidade. Elas transmitem valores humanos, entremeadas por músicas e intervenções. O roteiro musical é interpretado ao vivo, pelos brincantes/músicos, que animam as estórias com sombras, adereços e brinquedos.
Direção e texto: Walkyria Alves
Entrada franca. Lotação do teatro: 100 lugares

Projeto “Teatro de Animação – Os Bonecos pedem Passagem”

Direção artística e administração: Susanita Freire
Gerência de produção e coordenação de oficinas/workshops: Ana Deveza
Produção executiva e coordenação de projeto escola: Anita Terrana






..................................................................................


Jornal O Globo - Segundo Caderno - 02 de abril de 2012