Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE - no edital de ocupação do Teatro Duse/2012.

Dramaturgia

O Teatro Duse/Funarte, juntamente com Os Bonecos Pedem Passagem convida a todos para o Ciclo de Leituras de Teatro de Mamulengos do diretor Tônio Carvalho, a se realizar ao longo das duas próximas sextas-feiras - 01 e 08 de Junho, às 16hs.

Com uma extensa carreira como dramaturgo e diretor teatral, Tônio Carvalho apresenta os textos "Florzinha Que Não Se Cheira e Firmino Papa Tudo Na Rua do Sobe e Desce à Caminho do Juízo " e " Mariazinha do Bole Bole", ambos premiados em concurso de dramaturgia para bonecos da Fundacem.

A linguagem dos textos é popular, dentro da linha de pesquisa da arte dos mamulengos nordestinos. Sem abrir mão das características populares e da ingenuidade e espontaneidade marcantes dessa expressão artística, os diálogos conservam a picardia, a irreverência e a malícia das histórias populares.

  
Encontro com a Dramaturgia de Bonecos - Ciclo de Leituras de textos de Tônio Carvalho


01/06 às 16 hs - " Florzinha Que Não se Cheira e Firmino Papa Tudo na Rua do Sobe e Desce a Caminho do Juízo".
Elenco: Anita Terrana, Beatriz Arruda, Cadu Lopes, Dircéa Damasceno, Graça Carpes, Joaz Perez , Rodrigo Oliveira, Tônio Cravalho e Walkyria Alves

08/06 às 16hs - "Mariazinha do Bole Bole "
Elenco: Ana Deveza, Anita Terrana, Beatriz Arruda, Cadu Lopes, Dircéa Damasceno,  Joaz Perez , Rodrigo Oliveira, Robson Torinni, Tônio Cravalho e Walkyria Alves

Tônio Carvalho:
Dirige a Oficina de Atores da TV Globo desde 1990, é autor de livros de literatura infanto-juvenis, autor de dramaturgia para jovens e adultos. É diretor teatral e tem formação em arte-educação pelo Centro de Educação em Artes de São Paulo. Desenvolve inúmeros projetos de literatura, de arte-educação e de teatro pelo Brasil. Já recebeu inúmeros prêmios por seu trabalho em teatro, destacando-se os "Troféus Mambembe", "Rio-Arte", APCA - Ass. Paulista de Críticos de Arte, "Arco-Íris"  de direitos humanos, etc.