Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE - no edital de ocupação do Teatro Duse/2012.

IOIÔ TEATRO DE BONECOS - República Tcheca

FAUSTO


A Ioiô Teatro de Bonecos, companhia de teatro do artista Gil Conti e de sua mulher Svetlana Conti, radicados em Praga - República Tcheca, apresenta o espetáculo de marionetes tradicionais tchecas, FAUSTO .

Utiliza uma linguagem lúdica, a partir da adaptação de uma peça tcheca  para bonecos sobre Fausto. É um trabalho realizado em conjunto com o  orientador de mestrado de Gil Conti, Peter Matasek, um dos mais respeitados bonequeiros e cenógrafos tchecos.

O espetáculo de bonecos Fausto tem características do teatro de rua e improviso da comédia dell arte, unidos à forma eslava de teatro desenvolvida em Praga. Trata-se de um trabalho solo, com manipulação de Gil Conti e contra regra de Svetlana Conti, que  apresenta características tradicionais aliadas ao universo contemporâneo.

Fausto é um espetáculo com traços e estética brasileiras, técnicas de manipulação e confecção tchecas desenvolvidas na DAMU (Universidade de Artes e  Teatro de Bonecos de Praga) com professores de manipulação, direção, cenário e música.

Os bonecos, de fio, são confeccionados em madeira, com vestimenta  baseada em figurino de época, e a peça de desenrola em um cenário que visa destacar os personagens.



Público alvo:  espetáculo para toda a família, voltado para crianças de todas as idades.

Duração: 30 a 40 minutos

A Ioiô Teatro de Bonecos  e formada por : 

.Gil Conti – brasileiro, estudante de mestrado na DAMU (primeira faculdade de bonecos do mundo localizada em Praga Republica Tcheca) , o artista desenvolveu e dirigiu a parte de bonecos do espetáculo premiado A Farsa da Boa Preguiça, dirigido por João das Neves (http://arianosuassuna.zip.net/arch2009-04-19_2009-04-25.html), participa de festivais europeus e espetáculos na República Tcheca há 2 anos.

. Svetlana Conti – bielorussa redicada em Praga , bacharel em marionetes e cenografia na DAMU , artista premiada pela UNICEF , responsável pela confecção de bonecos e cenografia em diversos espetáculos  de CIAs  tchecas, francesas, entre outros países europeus .



Nenhum comentário: