Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE - no edital de ocupação do Teatro Duse/2012.

CIA. TRANÇA DE FOLIA - Rio de Janeiro

Um Concerto para o Sol


O espetáculo “Um Concerto para o Sol” é uma homenagem aos contadores de histórias que transmitem aos filhos, amigos, entes queridos, de geração em geração, através dos séculos, a grande magia das narrativas. Com concepção da Cia Trança de Folia e texto da diretora Walkyria Alves, o espetáculo é delineado a partir de quatro contos populares, de diferentes lugares do mundo, que remetem a uma “época mítica” em que os bichos falavam. São histórias escolhidas pela sua beleza, simplicidade, humor e valores que estão nelas contidos.

Como elemento complementar ao texto, as histórias são entremeadas por músicas e intervenções que criam o “ambiente sonoro” dos personagens e cenas. Todo o roteiro musical é interpretado ao vivo pelos músicos/brincantes com instrumentos como sanfona, rabeca, bandolim, violão, viola, zabumba, pandeiro e percussões variadas. A música se completa com a dança, de expressão popular, que surge organicamente nas cenas, absorvendo e transfigurando o ritmo das canções para compor a interpretação dos animais.

Para contar as histórias, buscamos um grande apoio nos elementos visuais. Neste sentido, texto, música e visualidade relacionam-se estreitamente como ferramentas na construção da dramaturgia. A concepção visual do espetáculo tem como eixo de referência o universo estético da cultura popular, com pinceladas do universo circense e da magia atemporal dos trovadores/contadores de histórias medievais.

Sinopse

O espetáculo é delineado a partir de quatro contos populares, de diferentes lugares do mundo, que remetem a uma “época mítica” em que os bichos falavam. São estórias escolhidas pela sua beleza, simplicidade e valores, entremeadas por músicas e intervenções que criam o “ambiente sonoro” dos personagens e cenas. Todo o roteiro musical é interpretado ao vivo pelos músicos/brincantes que animam as estórias com bonecos, sombras, adereços e brinquedos.


Ficha técnica

Concepção, Roteiro e Realização: Cia Trança de Folia
Direção e texto: Walkyria Alves
Elenco/Músicos: Joana Lyra, Niuxa Drago, Norma Nogueira, Pedro Paulo Autran e Rodrigo Magno
Preparação Corporal e Coreografia: Juliana Manhães
Direção Musical: Norma Nogueira e Rodrigo Magno
Arranjos: Norma Nogueira, Rodrigo Magno e Pedro Paulo Autran
Preparação Vocal: Cacala Carvalho
Iluminação: Francisco Leocádio
Operador de Luz: Jorge Adriano
Cenografia, Figurinos, Bonecos e Adereços: Gabriela Bardy, Joana Lavallé e Joana Lyra
Coordenação de produção (1ª. Fase): Híbrida produções
Espetáculo realizado com patrocínio do Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura do Rio de Janeiro / 2010


Nenhum comentário: