Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes - FUNARTE - no edital de ocupação do Teatro Duse/2012.

MR. BRUNO E SUA TRUPE TROPICAL - Rio de Janeiro



Espetáculo e oficina desvendam a magia das marionetes!

O Espetáculo

Um show de variedades com marionetes, música de violino, números inspirados no circo, teatro de sombras e uma história fantástica compõem o espetáculo “Mr. Bruno e Trupe Tropical”. A direção é de Misao Inoue e a condução é do artista Bruno Descaves, violinista, físico e marionetista.

Aliando seus conhecimentos de Física ao teatro de bonecos, Bruno desenvolveu a máquina de marionetes, que possibilita tocar violino e fazer os bonecos dançarem. Com a fusão desses elementos mais o que aprendeu de teatro de sombra, Bruno armou a história contada em 50 minutos com o auxílio de 15 marionetes que teve a estreia no Brasil em 2004.
No espetáculo, Mr. Bruno sai do mundo das sombras e vai para o mundo da natureza onde o vilão Tako está tomando conta de tudo e tem que ser contido. Canções famosas como “Tico-tico no fubá” "Czardas de Monti" e  “Let it be” ganham interpretações no violino e integram o show.



A Oficina

Fazer marionetes é algo que encanta o artista Bruno Descaves desde os 5 anos, quando ele projetou a sua primeira criação. “Diferentemente dos fantoches, que só mostram a parte de cima, as marionetes têm o corpo todo exposto, como pequenos seres humanos com fios, que parecem ter vontade própria. É fascinante”, diz Bruno.

Um pouco desse mistério será desvendado na oficina que Bruno Descaves administra para iniciantes na arte de teatro de bonecos, dançarinos, atores, professores de arte e interessados. “Vamos construir marionetes simples de fio e vou ensinar como manusear e criar personagens. Quero que tenham a experiência de dar vida para o boneco em um performance no final do curso”.



FICHA TÉCNICA

direção e roteiro : MISAO INOUE
criação  violino  e  marionetes: BRUNO DESCAVES
consultoria técnica violinistica: JERZY MILEWSKI
consultoria teatro de sombras: ZAVEN PARÉ
consultoria técnica das marionetes: PHILLIP HUBER
concepção boneco Tako: EDUARDO ANDRADE
figurinos: TITA NUNES
iluminação: ANAUÃ VILHENA

para mais informações acesse: mrbruno.net

Nenhum comentário: